SMARTNESS inaugura Studio 5G na Unicamp
Centro de Pesquisa em Engenharia apoiado pela FAPESP e pela Ericsson amplia infraestrutura de experimentação e reforça o protagonismo do Brasil no desenvolvimento das tecnologias 5G e 6G
Próximo de completar três anos de operação, o Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) Smart Networks and Services for 2030 (SMARTNESS 2030), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Ericsson, consolida-se como um dos principais polos de pesquisa e inovação em redes 5G e 6G no Brasil.
Para celebrar essa trajetória e marcar o início de uma nova fase de experimentação tecnológica, o centro anuncia a inauguração do SMARTNESS Studio 5G (SS5G), no dia 3 de dezembro de 2025, às 16h, na Sala da Congregação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, em Campinas (SP).
Durante a cerimônia, o público poderá conhecer de perto as novas instalações laboratoriais do SS5G e acompanhar demonstrações interativas e imersivas de pesquisas conduzidas no Centro, incluindo experimentos que evidenciam como a evolução das tecnologias 5G e Edge Computing pode transformar a forma como pessoas, dispositivos e sistemas se conectam.
Um novo espaço para experimentação e colaboração
O SMARTNESS Studio 5G nasce como um ambiente dedicado à demonstração, capacitação e prototipagem de aplicações baseadas em 5G, computação de borda, inteligência artificial e redes programáveis, estimulando a colaboração entre academia, indústria e sociedade.
O espaço localizado dentro do laboratório Laboratório de Eletromagnética Aplicada e Computacional (LEMAC) da FEEC Unicamp tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de casos de uso práticos e experimentos piloto, fundamentais para o avanço das redes móveis de próxima geração e para a formação de profissionais altamente capacitados em tecnologias emergentes.
“A capilaridade do SMARTNESS abrange desde instituições de pesquisa até a indústria, o que permite que a minha pesquisa tenha maior solidez a cada visão de distintos profissionais”, pontua o doutorando Arthur Simas, que realiza suas pesquisas no contexto de computação neuromórfica e redes de próxima geração.
Para que estudos como esse sejam possíveis, o SS5G conta com a rede privativa Ericsson Private 5G (EP5G) dedicada a alavancar as pesquisas acadêmicas e parcerias do Centro.
“O Studio 5G marca o início de uma nova fase para o SMARTNESS. Com a rede 5G privada, o Centro passa a contar com um ambiente seguro e controlável para experimentar e validar, na prática, novas tecnologias, conceitos e aplicações avançadas das futuras redes de comunicação”, destaca Maria Valéria Marquezini, vice-diretora do SMARTNESS.
A iniciativa do SS5G é fruto de uma parceria entre Unicamp e as empresas Ericsson e NEC na implementação das soluções de rede, com o objetivo de apoiar e acelerar pesquisas acadêmicas e o desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta. A NEC atua como integradora da solução, trazendo sua experiência em redes complexas de diferentes portes.
A rede privativa Ericsson EP5G representa um avanço para o ecossistema de inovação da Unicamp, oferecendo conectividade de altíssima performance, segurança e confiabilidade para aplicações críticas. Com baixa latência, alta capacidade de transmissão de dados e controle total sobre os recursos da rede, o EP5G permite a realização de experimentos avançados em áreas como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, redes autônomas e aplicações industriais.
Com isso, o SMARTNESS Studio 5G será um espaço vivo de aprendizado, experimentação e cocriação, uma espécie de elo entre o presente do 5G e o futuro do 6G.
Pesquisas que moldam o futuro da conectividade
O SMARTNESS se dedica à pesquisa e ao desenvolvimento de redes e serviços inteligentes que moldarão o futuro das telecomunicações até 2030. O Centro atua principalmente nas tecnologias 5G e na evolução para o 6G, abrangendo áreas como Internet dos Sentidos e redes inteligentes para aplicações industriais e urbanas.
Com um investimento total de 56 milhões de reais, o centro busca posicionar o Brasil na vanguarda da inovação tecnológica global, fortalecendo a interação entre ciência, indústria e sociedade.
“Além de se consolidar como um marco fundamental para a pesquisa e desenvolvimento, o laboratório SS5G será um importante elo entre a academia e todo o setor tecnológico de telecomunicações, abrindo oportunidades para os mais diversos formatos de parcerias universidade-empresas”, afirma Eduardo Sartori, gerente de Transferência de Tecnologia e Inovação do SMARTNESS.
Com sede na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o SMARTNESS promove a colaboração entre pesquisadores, engenheiros e empresas, impulsionando pesquisas que vão desde infraestrutura de rede avançada até novas aplicações digitais capazes de transformar a sociedade conectada.
O centro é resultado de uma parceria entre a FAPESP e a Ericsson, uma das líderes mundiais em telecomunicações, e conta com a participação de pesquisadores da Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e de mais de 15 instituições parceiras no Brasil, além de colaborações internacionais.
Brasil na vanguarda do 6G
O desenvolvimento do 6G representa uma oportunidade estratégica para o Brasil deixar de ser apenas um consumidor de tecnologias e tornar-se produtor de conhecimento e inovação de ponta.
Para isso, é essencial o avanço de políticas públicas de inovação e industrialização, que fortaleçam a integração entre universidades, setor produtivo e governo.
Tendências como a desagregação de redes (OpenRAN) e o crescimento da indústria nacional de software também devem ampliar o protagonismo brasileiro na próxima geração de telecomunicações.
Origem e missão do SMARTNESS 2030
Criado em 2023, o SMARTNESS 2030 nasceu da colaboração entre Unicamp, FAPESP e Ericsson, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento de tecnologias avançadas de conectividade e preparar o Brasil para a era do 6G. O CPE recebe suporte estratégico da Agência de Inovação Inova Unicamp na proteção e transferência das tecnologias resultantes das pesquisas desenvolvidas no centro de pesquisa e na negociação de novas parcerias que envolvam resultados passíveis de proteção por direitos de propriedade intelectual.
Atualmente, o centro organiza suas atividades em cinco grandes linhas de pesquisa — NEWTON, DEMIST, C3LA, ADVENTURE e DisCoNet — que exploram temas como automação industrial, inteligência artificial distribuída, computação em borda e redes cognitivas. Essas linhas buscam gerar resultados concretos que impulsionem a evolução das telecomunicações do 5G ao 6G até 2030.
Direção e contato
O diretor do SMARTNESS 2030 é o professor Christian Esteve Rothenberg, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da FEEC Unicamp.
A vice-diretora é Maria Valeria Marquezini, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ericsson.
Para mais informações sobre o SMARTNESS 2030 e suas atividades, acesse o site. Ou entre em contato com a gestora de Educação e Disseminação do Conhecimento do Centro, Roberta Steganha, pelo e-mail: steganha@unicamp.br ou WhatsApp: (19) 99944-2012.
Sobre o SMARTNESS 2030
O SMARTNESS 2030 (SMART NEtworks and ServiceS for 2030) é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) apoiado pela FAPESP e pela Ericsson, com sede na Unicamp.
Com investimento total de 56 milhões de reais, o centro tem como missão conduzir pesquisas de ponta, formar profissionais qualificados e impulsionar a inovação tecnológica em redes 5G e 6G, contribuindo para o desenvolvimento científico, econômico e industrial do Brasil.
Sobre a ERICSSON
As redes de alto desempenho da Ericsson fornecem conectividade a milhares de milhões de pessoas todos os dias. Há quase 150 anos, e há mais de 100 anos atuando no Brasil, a empresa é pioneira na criação de tecnologia para comunicação. A empresa oferece soluções de comunicação móvel e conectividade para provedores de serviços e empresas. Com a Ericsson, o Brasil é o único país do Hemisfério Sul a produzir rádios e antenas 5G, diretamente da fábrica em São José dos Campos, que opera de forma ininterrupta desde 1955.
Sobre a NEC
Com uma trajetória de 57 anos no mercado brasileiro, a NEC integra tecnologias da informação e redes fim a fim seguras para organizações públicas e privadas, além de operadoras de telecomunicações e data centers. A companhia conta, ainda, em seu portfólio com ofertas de Identificação Digital e de Safer Cities voltadas para os governos, nas quais dispõe de equipes altamente especializadas, sistemas próprios reconhecidos mundialmente e um robusto ecossistema de parceiros tecnológicos.
Texto e foto: SMARTNESS – Divulgação