Esporte não é gasto, mas investimento: Secretária Estadual Helena Reis defende estruturação do esporte nos municípios
Durante sua participação no evento, promovido pela Amppesp em Águas de São Pedro a secretária estadual de Esportes, Helena Reis, destacou a visão do Governo de São Paulo, de tratar o esporte como uma ferramenta essencial de transformação social e política de Estado. A palestra, intitulada "Municípios em Movimento do Incentivo à Realidade," enfatizou a necessidade de estruturar a gestão esportiva em todo o estado.
Esporte como Investimento e Motor Econômico
Helena Reis defendeu que o esporte deve ser encarado como investimento em pessoas, saúde, educação, turismo e futuro, e não como um gasto. Ela ressaltou a ampla cadeia produtiva do setor, capaz de gerar empregos e oportunidades. Eventos esportivos, mesmo de pequeno porte, como os minijogos regionais, trazem significativa movimentação financeira para o comércio, serviços e a economia local.
A Secretária chamou a atenção para o fato de que, dos 645 municípios paulistas, um "número significativo" não possui estrutura formal de gestão esportiva, como diretorias ou secretarias próprias.
Iniciativas e Programas Estaduais
A Secretaria de Esportes destacou várias iniciativas em andamento:
- Infraestrutura: Foram entregues mais de 200 equipamentos esportivos na gestão, incluindo as populares Areninhas, pistas de skate e centros de treinamento. É possível o cadastramento de municípios para análise técnica de projetos via programa 100% Esporte para Todos.
- Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE): A lei, que completou 15 anos, tem o compromisso de ter o valor de renúncia fiscal aumentado dos atuais R$ 60 milhões. O prazo para apresentação de projetos para o ciclo de 2025 se encerra em 31 de outubro. A Secretária alertou contra a cobrança de valores "absurdos" por assessorias para elaboração de projetos, orientando os municípios a buscarem o apoio da equipe técnica da Secretaria.
- São Paulo Olímpico: Idealizado como programa de contraturno escolar, ele está presente em mais de 370 escolas, atendendo mais de 7 mil alunos. O programa visa resgatar o esporte nas escolas, oferecendo material esportivo e capacitação para professores municipais em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
- Bolsa Talento Esportivo: Programa anual que oferece bolsas (desde estudante até internacional) para atletas que buscam o alto rendimento.
- Circuito Mais Mulher: Evento de corrida de rua com forte impacto social e foco na promoção da autoestima, autocuidado e prevenção, especialmente no contexto do Outubro Rosa.
- Jogos: São realizadas 39 competições maiores no estado, incluindo os Jogos Regionais, que movimentaram mais de 15 mil atletas, e os Jogos na Melhor Idade.
Recomendação para Municípios: Lição de Casa
Para que os municípios estejam aptos a receber futuros repasses, inclusive os esperados recursos oriundos das apostas esportivas (Bets), a Secretária recomendou três passos essenciais:
- Criação da Política Pública de Esportes aprovada pela Câmara Municipal.
- Criação do Conselho Municipal de Esportes.
- Criação do Fundo Municipal de Esporte.
Helena Reis alertou ainda para a importância de manter projetos bem estruturados, pois os editais de fomento e parcerias, tanto estaduais quanto federais, geralmente possuem prazos curtos, e a falta de documentação adequada faz com que municípios percam oportunidades.
Banner de Notícias
878x200px